ENCORAJE – Encontro Regional de Amigos Jovens Espíritas
"Nos dias 21 a 23 de fevereiro de 2009, realizou-se o VI ENCORAJE na cidade de Cascavel, sob a coordenação da 10ª URE, o qual teve como Tema: Revue Spirite in Foco.
No Encontro, participaram jovens das cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Palotina, Toledo, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Dionísio Cerqueira-SC. No total, 98 jovens inscritos. Ainda tivemos a participação especial da Diretora do DIJ da FEP, Tatyanna Braga de Moraes.
Em torno de 30 a 40 trabalhadores colaboraram na coordenação doutrinária, na equipe da cozinha e no apoio logístico.
As atividades deste ano, nas oficinas, foram desenvolvidas com o objetivo de divulgação da importância da Revista Espírita em nossos estudos da Doutrina Espírita. Os 12 volumes, de 1858 a 1869 foram divididos em 03 anos para cada oficina. Assim, as equipes percorreram as 04 oficinas e estudaram textos selecionados para reflexão, sob a análise de Allan Kardec, à luz do Espiritismo.
O desenvolvimento dos trabalhos se dividiu em atividades doutrinárias e atividades de integração/recreação das equipes: exposições doutrinárias, estudos, música, noite artística, jantar temático, cinema e apresentação dos trabalhos dos grupos.
Neste ano, em homenagem à 10ª edição do Encontro, foi lançado o Jornal Mundo Encoraje, elaborado pelos jovens, com material das edições anteriores, fotos, entrevistas, regimento interno e outros. No encerramento dos trabalhos, os jovens ouviram algumas palavras de incentivo para os estudos da Doutrina (pelo celular no viva-voz), do professor Cosme Massi."
Noooossa o Encoraje desse ano foi muito bom!
Esse encontro de jovens espíritas acontece duas vezes por ano, um no verão e um no inverno. O de verão dura 3 dias, e o de inverno 2. Os jovens são hospedados em um determinado lugar, e durante esse período, nós estudamos um determinado assunto, elaboramos peças de teatro improvisado, cantamos, escrevemos, discutimos, e isso, é claro com muita diversão!
Esse ano foi um assunto antes totalmente desconhecido para mim, e que hoje eu compreendo muito bem, e aprendi muito, pois as Revistas Espíritas escritas por Allan Kardec durante 12 anos, eram o meio de divulagação da época, assim como hoje existem muitas revistas sobre o mesmo assunto.
Os coordenadores são o máximo, é pessoal incrível. Eu me senti em família, aconchegada, todos me deram o carinho que uma mãe dá a seu filho, abraços, beijos, palavras de incentivo. E o pessoal da cozinha, como já ouvi dizer "espírita não bebe, não fuma, mas come!", e como comem esses espíritas, a gente tinha uma refeição a cada 2, 3 horas mais ou menos, até antes de dormir!
E os amigos que a gente encontra! Nossa eu fiz muita amizade, como eu já gosto de conversar, de debater, de dar risada...
Bem aí vai umas fotos que eu peguei da minha amiga Marina, thanks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário